Monday, November 26, 2007

Feliz Aniversário

U.C.B., meu querido sogro, faria aniversário hoje. O "patinho", meu primeiro carrinho, amarelinho, foi comprado num dia 27 de novembro. Signo de Sagitário, que mira as estrelas, sonhador. Gosto desse dia. Acho que hoje vai ser um dia de bons fluidos, de boas acontecências...
Vamos novelar. Já está quase acabando.

Capítulo XVI

Acorda, Mari!

Que foi?

Você está tendo um pesadelo...

É horrível!

Está tudo bem, fica calma. Não chore.

Estou com muita dor de cabeça...

Sua febre voltou. Acho que vou te levar para o hospital. O porteiro da noite me disse que tem um aqui perto.

Não me deixa. Fica aqui comigo.

Estou aqui do seu lado.

Me abraça.

Ah, Mariana...

Por que você vai embora?

Não vou embora. Estou aqui com você, para sempre.

Não me deixe.

Não chora. Calma, calma. Acho que você está delirando. Deixa eu ver a sua febre... Cuidado! Assim você quebra o termômetro. Mariana! Meu Deus! Acorda, Mari. Acorda!

Fábio.

Que susto você me deu. Deixa eu me vestir, vou te levar para o hospital.

Não, não quero. Estou bem.

Você está com febre de novo.

Me dá o remédio. Está na hora.

Estou preocupado, é melhor eu te levar para o hospital.

Bobagem. Homem é tão assustado. Não é nada.

Você estava delirando, e até desmaiou.

Delirando? O que foi que eu disse?

Sei lá, não prestei atenção.

Falei da gente?

Não entendi direito.

Mas, era da gente?

Acho que não, era um pesadelo, você não queria que eu fosse embora.

Que dia é hoje?

Porque?

Já está na hora de voltar para o Brasil?

Você não pode viajar dessa maneira!

E o livro?

Você já terminou, não lembra?

Terminei?

Terminou. Você separou o Francesco e a Paula.

Você já leu a Divina Comédia?

Li.

Não viu que Paolo e Francesca estavam juntos no Inferno, e que esse era o castigo deles? Juntos para sempre. O amor acaba e eles, literalmente, se danam. Eu me baseei na Divina Comédia para escrever a história. Os amantes que se juntam por causa de um livro, o amor que eles não conseguem resistir... Só que fiquei com pena, e dei outra chance a eles.

Não, você não entendeu nada! As palavras de Francesca são mais ou menos isso: não há maior dor do que recordar o tempo feliz na tristeza. Lembre-se que Dante era um moralista. Ele não está punindo o amor dos dois: ele está punindo o adultério que eles cometeram. E eles estão juntos para recordar o tempo feliz... O amor deles não acaba, o problema é que eles têm a consciência culpada por terem cometido adultério.

Não existe amor para sempre...

Existe!

Os próprios cientistas falam que não. A paixão tem curta duração...

Não confunda paixão com amor. Paixão é coisa infeliz, é sofrimento. Amor é outra coisa.

Eu não sei o que é amor.

Amor não é para se saber. Se a gente mete o intelecto no meio, estraga. Olha a lenda de Eros e Psichê. Se a Alma humana resolve “conhecer” o Amor, ele desaparece. Amor é para sentir, no escuro, sem noção de outra coisa que não seja o sentimento. Amor exige entrega, confiança.

Eu queria tanto amar! Queria me apaixonar, mas não consigo! Nem escrevendo eu consigo. Estou farta de viver assim, sozinha, solitária. Eu queria alguém. Eu preciso de alguém que me queira, que tenha prazer de estar comigo, que me escute...

E você não tem? Eu te escuto. Eu adoro estar com você...

É diferente. Você é meu amigo.

Sou tão repulsivo assim?

Repulsivo? Você não é nada repulsivo! Você é atraente, bonito, charmoso, inteligente, sexy.

Tudo isso? Se eu sou tudo isso porque você nunca ...

Prá não estragar nossa amizade. A gente ia perder essa intimidade, essa liberdade que nos une!

Então você já me olhou com outros olhos?

E você?

Homem é diferente.

Sabe que eu detesto essas suas recaídas machistas? Diferente por que? Homem e mulher são absolutamente iguais!

Não são não, graças a Deus! Essa história de viver num mundo de iguais é a coisa mais autoritária que conheço. Mulher e homem são diferentes, e é preciso respeitar as diferenças uns dos outros. O bom é isso, o não igual, o nosso esforço para chegar no Outro. Poder olhar e não ver um espelho, entende?

Sabe que eu nunca entendi por que é que a Vera te deixou?

É porque nos dois nunca estivemos juntos, realmente. Nunca fui capaz de ter uma conversa com ela. A gente não se falava...

Mas você adora conversar! E ela também.

É, mas a coisa não fluía entre nós. Ela estava sempre ocupada. E me cobrava. Queria que eu fosse mais ambicioso, que eu parasse de dar aulas para ir ser assessor daquele meu tio, que era deputado, lembra?

Se você tivesse ido trabalhar com ele, teria uma grana preta, agora.

E daí?

E ainda estaria casado com a Vera.

E quem disse que eu gostaria de estar casado com a Vera? Só lamento é pela Clarinha. Ela está crescendo longe de mim. É uma pena.

Você está sempre com ela, Fábio! Todo fim de semana, nas férias, todos os dias vocês se falam.

Mas é diferente, assim. A gente nunca vai ter lembranças, assim tipo, de família, entende?

Não, nem quero pensar muito nisso. Não tive filhos, e o tempo passou, e agora acho que já não dá mais, já está muito tarde. Às vezes fico pensando que eu devia ter feito uma inseminação...

Taí, por que não fez?

Por que não queria ter filho com um estranho. Um doador anônimo. Ui, chego até a ficar arrepiada.

E por que não pediu a um amigo?

Isso lá é coisa que se peça? Imagine eu chegando prá você e pedindo alguns decilitros de sêmen.

Decilitros? Você pensa que é assim? Centilitros ainda vai. Mas o negócio é mais para mililitros... Assim, tipo uma colher de sopa.

É mesmo. É que não sou boa nessa coisa de medidas. Nossa! As pessoas iam ter que fazer amor na banheira!

Deixa eu ver a febre.

Já baixou. Estou me sentindo bem melhor. Você é um ótimo enfermeiro.

Você é que é uma ótima paciente.

No comments: