Xente! Até parece que eu sou muito mentirosa, mas não sou não. Tenho tentado postar, mas as coisas se complicaram um pouco, primeiro por causa dos horários peculiares aqui na Galícia. O xantar, que é o nosso almoço, acontece aí pelas três da tarde. A cena, nosso jantar, acontece lá pelas dez da noite. Eu ando meio tonteada com os horários, mas não quero deixar de participar de nada. Então fico com uma "dupla xornada": os horários matinais, a que estou habituada e os noturnos, sustentados por muito café e bons programas. Se estou me divertindo? Claro! Para começar, eu sempre me divirto. E depois, porque tenho tido muita sorte. Os dias estão lindos, a temperatura quentinha, de dia faz até calor. As pessoas são formidáveis, a cidade é linda e cheia de coisas diferentes para fazer. E há o tal do "clima"de Compostela, onde os sinos nunca param de tocar, e onde as pessoas chegam a todo o momento dos mais improváveis lugares, e todas as que chegam acreditam em alguma coisa transcendente. Acho que sou a menos mítica das pessoas prsentes aqui. Tão pouco mítica que meu computador, revoltado, tem se recusado a trabalhar para mim. Algumas vezes é por causa da rede wi-fi, que se revela inconstante e fugidia. Outras é porque ele se recusa a se recarregar em certas tomadas...
Só sei é que, quando ele me esnoba, trato de ir fazer outra coisa. Vou passear, por exemplo. tudo me chama lá para fora, desde o sol do entardecer, que doura tudo em que toca, até a música que não cessa. E acho que é isso que vou fazer. Depois eu conto da minha "fala" na USC e de minha ida a Finisterra, ou Fisterra, como dizem por aqui.
Entom, até breve. Acho que xa estou falando galego, mas nom tenho muita certeza. Só aprendi unha ou duas cousas, como o "x" e o "unha", além do "nom" e da facultade de filoloxia, e e também do som de TCHE do ch.
1 comment:
Esse clima de Compostela, com todo esse misticismo circundante, deve ser muito intenso. E esse seu galego está muito interessante com todos esses "Xs"!!! No começo achei que você tivesse trocado as letras, mas estranhei porque seu texto é sempre bem cuidado. Que bela experiência, não é mesmo? Grande abraço, T.T. (Estou aqui no futuro em 06-01-2011 e estou amando tudo isso).
Post a Comment