Saturday, October 13, 2007

Promessas vãs

Xente! Até parece que eu sou muito mentirosa, mas não sou não. Tenho tentado postar, mas as coisas se complicaram um pouco, primeiro por causa dos horários peculiares aqui na Galícia. O xantar, que é o nosso almoço, acontece aí pelas três da tarde. A cena, nosso jantar, acontece lá pelas dez da noite. Eu ando meio tonteada com os horários, mas não quero deixar de participar de nada. Então fico com uma "dupla xornada": os horários matinais, a que estou habituada e os noturnos, sustentados por muito café e bons programas. Se estou me divertindo? Claro! Para começar, eu sempre me divirto. E depois, porque tenho tido muita sorte. Os dias estão lindos, a temperatura quentinha, de dia faz até calor. As pessoas são formidáveis, a cidade é linda e cheia de coisas diferentes para fazer. E há o tal do "clima"de Compostela, onde os sinos nunca param de tocar, e onde as pessoas chegam a todo o momento dos mais improváveis lugares, e todas as que chegam acreditam em alguma coisa transcendente. Acho que sou a menos mítica das pessoas prsentes aqui. Tão pouco mítica que meu computador, revoltado, tem se recusado a trabalhar para mim. Algumas vezes é por causa da rede wi-fi, que se revela inconstante e fugidia. Outras é porque ele se recusa a se recarregar em certas tomadas...
Só sei é que, quando ele me esnoba, trato de ir fazer outra coisa. Vou passear, por exemplo. tudo me chama lá para fora, desde o sol do entardecer, que doura tudo em que toca, até a música que não cessa. E acho que é isso que vou fazer. Depois eu conto da minha "fala" na USC e de minha ida a Finisterra, ou Fisterra, como dizem por aqui.
Entom, até breve. Acho que xa estou falando galego, mas nom tenho muita certeza. Só aprendi unha ou duas cousas, como o "x" e o "unha", além do "nom" e da facultade de filoloxia, e e também do som de TCHE do ch.

1 comment:

Unknown said...

Esse clima de Compostela, com todo esse misticismo circundante, deve ser muito intenso. E esse seu galego está muito interessante com todos esses "Xs"!!! No começo achei que você tivesse trocado as letras, mas estranhei porque seu texto é sempre bem cuidado. Que bela experiência, não é mesmo? Grande abraço, T.T. (Estou aqui no futuro em 06-01-2011 e estou amando tudo isso).