Thursday, December 25, 2008

Mais Natal e mais TV

Preparei uma ceia muito gostosa: Bacalhau (sim, aqui tem de tudo) e rabanadas... Very yummy, como eles dizem aqui para muito gostoso. Então não fiz muito mais além disso. Ao anoitecer, saí para dar uma voltinha a pé pelo condomínio. Lá estavam os Papais Noéis, miraculosamente ressuscitados. Algumas luzes pestanejavam sonolentas em poucas casas. Uma única ostentava uma feérica iluminação, o que tornava difícil até olhar para a casa. Estava exageradamente festiva. Outra parecia a sede do PC, com uma guirlanda de luzes vermelhas em cada janela. Mas a casa estava totalmente às escuras, só aqueles círculos vermelhos apareciam na escuridão, como alvos... Uma outra confundiu as festas e seus enfeites mais pareciam de Halloween. Muito estranho. No meio da noite, insone, lá fui eu ligar a TV, para continuar a exploração dos 500 ou 600 canais. Não importa o número, é tudo muito parecido. Mas ontem encontrei coisas dignas de nota. Uma foi a tal de Book TV. Já tinha visto antes, e não se trata propriamente de um canal, mas de um programa de entrevistas. Claro que ontem a entrevista não era ao vivo, e sim uma repetição de agosto, acho, com a Maya Angelou. Assisti um pouco, mas comecei a lembrar do livro do Amos Oz, Rimas da vida e da morte, e enjoei. É que as perguntas, como ele chama a atenção, são sempre as mesmas. E cada vez mais existe uma tendência de encarar a literatura como auto-ajuda: Qual o conselho que a senhora daria para uma filha que está saindo de casa? -- era uma das perguntas. Isso porque ela é a autora de um livro que fala sobre as relações entre mãe e filha... Será que isso faz dela uma expert? O livro que estou escrevendo versa sobre o mesmo assunto. Será que isso vai me transformar numa especialista? Sinceramente, espero que não, só o que desejo é contar uma história, possível, entre duas pessoas que nunca chegam a se compreender inteiramente.
O outro canal que descobri é uma preciosidade: completamente incrível! A imagem é sempre a mesma: uma lareira. E, em off, alguém lê histórias. Imaginem isso, uma noite escura lá fora, e alguém solitário se aquecendo frente a esse fogo e escutando um amigo, ou um parente, contando uma história, se achando, finalmente, acompanhado.... Patético. No sentido de pathos, emoção, sofrimento. Como fazemos coisas para nos iludir, hein?... Então, como não quero terminar meus dias assim, lá vou eu me despedindo de vocês e rumando para o aconchego da família. Só fugi um pouquinho, viciada que sou nesse blog. E aproveito para agradecer a todos vocês, com suas cartas tão lindas, suas mensagens e seu carinho, que me mantêm o coração aquecido mesmo aqui neste frio. Ah, porque num dos canais me ameaçavam com uma enorme tempestade que está se aproximando do oeste. Deixem-me curtir o restinho de dia bonito, antes que chegue a neve, então! E mais feliz Natal para todos, outra vez, mil vezes. E que tudo o que me desejam lhes seja dado em dobro, em triplo, para que vocês continuem repartindo, com generosidade, entre os amigos.
Beijo natalino, com guisos...

6 comments:

dascouves said...
This comment has been removed by the author.
Guido Cavalcante said...

Estou adorando o suspense da sua viagem. O começo foi banal, um pulo aos EUA, uma mulher sonolenta e solitária vagando pelos canais de televisão numa cidade gelada. De vez em quando ela se movimenta para desentorpecer os músculos. O frio aperta. Imagens destroçadas de papai-noel (essa palavra não devia ter plural), mais TV, uma ceia para quem não está descrito e nem se sabe se apareceu. Tudo ao redor se tornou invisível. Um romance iniciado sobre a temática do desencontro, mais divagações, mais frio, a trama quase se adensa. Deve acontecer alguma coisa mais para o meio. Esperemos que... :-)

Guido Cavalcante said...

Sugestão: um pulo a Gotahm Book Mart, na rua 48, no distrito dos diamantes. Lembra do filme "Nine 1/2 weeks"? Com Kim Bassinger? Pois a livraria fica no local. É o tipo de livraria que está no nosso inconsciente coletivo. Todas as vezes que eu fui, fui ligeiramente alcolizado. Pena não estar ai pra te encontrar pra esse programão.

Guido Cavalcante said...

correção: o nome é da livraria Gotham Book Mart, fica na 47st, nr. 41west, entre a 6ª e a 7ª av.

E o filme não é 9 1/2 Semanas, mas outro, em que Kim faz o papel de uma policial agindo no distrito dos diamantes - esse não lembro mais o título, mas não tem importância

Nidia Bela Gundlach said...

Ola Lucia,
So agora que te ia ligar para o Brazil lembrei que melhor seria ler o teu nadanonada maravilhoso para descobrir que estas ca. MERRY CHRISTMAS e muitos beijinhos para voces.
Vou almocar agora porque o George ja anda a dizer que tem muita fome e passei a manha a limpar a sala porque ele acendeu a lareira ontem sem primeiro limpa=la coisa que so esta manha me lembrei de perguntar-lhe. Enfim, ja pensava que tinha que chamar um chimney cleaner e la tinha que se gastar mais dinheiro. As tantas havia fumo por todo o lado e teve que se abrir as portas da sala com o frio que la estava na rua. Resultou que a mae fugiu para a outra salinha para nao ficar congelada. Enfim, eh um amor de homem mas faz tudo para evitar trabalho, mas nem sempre da bom resultado. A Lareira ate tem buraco eh so abri=lo e empurrar com uma pa a cinza la para dentro que vai logo parar ao basement. No stress. Ja tens uma ideia como eh malandreco. Olha, ele adora ler, mas como nao somos ricos para ter criados que limpem a chamine...
Imagino como o teu bacalhau deve ter ficado gostoso. Admirava=me sempre como uma mulher tao inteligente como tu sabe cozinhar tao bem = lembro do ultimo prato que preparastes para nos as duas almocarmos em Fairfield que nao te deves lembrar concerteza - grilled salmon que foi o melhor que comi ate hoje. Es uma mulher a valer, sabes fazer tudo. So penso que deves ter tido uma mae espectacular e avos espectaculares. Call you later at Barbara's ou sera que estas em Las Vegas te divirtindo com algum namoradinho (that's very nice too!)
Love
Bela

Ana Cristina Melo said...

Ceia de Natal com rabanada, bacalhau em salada ou em bolinhos, peru e chester, e toda a família reunida. A oração, o alvoroço para cada um se servir, os pratos sobre os colos em todos os cantos da sala. A árvore piscando como testemunha, as crianças mais interessadas na entrega do amigo oculto e na abertura dos presentes.

Esse é o sabor do Natal. Mesmo sem neve.

Um Natal com muita paz, harmonia e saúde para todos os seus. E que 2009 venha colorido de realizações, com a paz que esperamos.