Friday, December 19, 2008

Rosnados e Agrados

Começo pelos agrados,ou melhor, pelos agradecimentos . Obrigada a todos vocês, pelo carinho e preocupação demonstrada. Estou bem, ainda que não totalmente 100%, já que no final de ano é difícil a gente não se exceder. Vejam: domingo estava convalescendo de minha gripe, mas, no dia seguinte, lá fui eu à festa de aniversário de um amigo querido. Coisa bacana, bem organizada, em hotel na Av. Atlântica, como ele merece. Era também a comemoração do seu aniversário de casamento, estavam lá amigos de uma vida inteira. Só sei que a mistura de remédio para gripe com champagne me deu uma disposição que me fez ficar dançando até a festa acabar. Resultado, passei o dia seguinte de cama, para poder me recuperar para a festa de fim de ano do grupo de Proust, no dia seguinte. Resumindo, estou assim: um dia agito, outro descanso, e, mal ou bem, vou dando conta de tudo. Agora faço as malas, Natal no hemisfério Norte, Reveillon em Las Vegas -- quem sabe assim enlouqueço de vez? Levo na mala o computador, e algumas idéias para desenvolver o romance, no qual quase não tenho trabalhado... E também artigos para desenvolver a tese: adoraria terminá-la este ano!
Quanto aos rosnados -- refiro-me à mania de colocarem "rsrsrs" para traduzirmos como risos. Sempre acho que estão rosnando para mim! É igual aos americanos que se despedem com "xoxoxo" que eles pretendem que signifique beijos (x) e abraços (o), mas que eu interpreto como um xingamento. Não é meio esquisito, esse negócio?
Bem, agora vou tomar as últimas providências pré-viagem.
Só que, antes de me despedir, quero mencionar algumas conversas com alunas, que me fizeram muito bem. ML me liga e conta de seu prazer com a leitura das cartas de Fradique Mendes, do Eça. E depois diz: Devo esse prazer a você, pois foi você que me ensinou a gostar de literatura.
Ah, como isso me deixou feliz! É a melhor coisa que uma professora pode escutar -- ter conseguido revelar o mundo de prazer e descobertas que nos espera em cada livro. UAU!
Já L me escreveu um e-mail, se revelando encantada com Tolstói, e falando do prazer que são os nossos encontros. E eu sempre digo a elas: O maior prazer é meu: onde mais eu teria a chance de ter uma platéia cativa, me escutando falar do que gosto? Obrigada a vocês, minhas alunas queridas, mil vezes obrigada, pois sou eu que sou devedora a vocês. O carinho e o estímulo que vocês me dão foi meu caminho de volta à vida. Que não é a mesma de antes, mas que tem, ao menos, essa doçura!

1 comment:

Anonymous said...

Feliz 2009, muita saúde, paz, harmonia e novas edições. Te admiro muito. beijos Márcio Galli