Wednesday, December 24, 2008

Feliz Natal!

Oba! Véspera de Natal, quantas boas lembranças... Quantas saudades, também, é verdade. Hoje o dia amanheceu lindo, e, por incrível que pareça, não tão frio. Mas eu continuo escondida em casa, friorenta, ocupada em reler livros queridos e em rever filmes antigos. Esses canais de TV aqui são uma fonte de velharias incrível! Algumas boas, outras terríveis. Quando canso dos filmes vou até o History Channel, que está passando programa após programa sobre a verdade da Bíblia. Estou admirada com a capacidade de enrolação deste canal: não provam nada, levantam mil hipóteses, falam de A a Z, e não trazem nada de novo, embora suas chamadas sejam tipo: conheça o verdadeiro local de nascimento de Cristo! Saiba tudo sobre a virgindade de Maria! Sobre esse último assunto, eles descobriram uma possibilidade de Maria ter sido estuprada por um soldado romano de nome Pantera....Daí que o filho de Deus pode ser apenas filho de uma pantera.... E Jesus pode nunca ter nascido em Belém, já que sempre foi conhecido como Jesus de Nazaré.... E ele provavelmente não nasceu no Natal.... Bem, parei de ver por aí. Porque não me importaria de ver tudo por terra, desde que me dessem alguma certeza, mas tudo o que a programação estava fazendo era levantar essas lebres, e não acertar em nenhuma. Tudo são hipóteses, e não há nenhuma fundamentação quanto a nada. Por exemplo, a história do tal Pantera é a seguinte: Os soldados romanos costumavam estuprar as mulheres palestinas. Em algum lugar na Europa há um túmulo de um soldado romano chamado Pantera que esteve servindo na Palestina na época que Maria teria, supostamente, engravidado. E só. Daí que eles levantam mil hipóteses a respeito de um possível estupro, etc, etc. E, depois, no segmento seguinte, falam sobre como a data de nascimento de Cristo é apenas uma hipótese, pois o único dado histórico é a sua morte, e as narrativas sobre o nascimento não coincidem com as datas históricas -- por exemplo: o censo da população ocorreu ou seis anos antes do nascimento de Cristo ou seis anos depois....Então, o Pantera estuprador teria que estar ativamente estuprando na Palestina por um período muito mais longo do que o comprovado na inscrição de seu túmulo.
Mas, chega de History Channel. Vamos falar de crise. Todo o mundo aí no Brasil me pergunta se há sinais visíveis da crise aqui. No princípio achei que não, mas agora descobri um triste sinal -- os suicídios de Papai Noel. Andando pelas cercanias, fui vendo vários bonecos de Papai Noel caídos nos gramados, como se tivessem se atirado dos telhados. Aquilo me fez um grande mal-estar, me deixou impressionada. Minha filha me tranquilizou, falando que são bonecos infláveis, como aqueles dos postos de gasolina, mas que só são ligados à noite. De dia ficam lá, estirados como cadáveres. Pode ser que isso não tenha nada a ver com a crise, mas que funciona como um aviso aos navegantes, lá isso funciona. O bom velhinho que antes eu via a cada esquina tocando um sininho e pedindo contribuições para o Natal dos pobres, desesperou-se e se atirou dos telhados, espatifando-se em quintais que já não ostentam mais as luzes festivas. Raras são as casas que estão decoradas, as flores vermelhas que costumavam bordar as escadarias e entradas, continuam nos supermercados, aguardando clientes. Mas os supermercados estão cheios de gente e de iguarias, e os olhos das crianças continuam brilhando de expectativa. Então eu aqui me despeço, com a saudação tradicional:
HO, HO, HO! Merry Christmas!
E prometo que não subo no telhado, para não me sentir tentada...
Feliz Natal a todos.
Não se esqueçam que no histórias possíveis tem muitas histórias de natal para todos vocês, inclusive uma que eu escrevi: Natal no Leblon.

No comments: