Friday, December 12, 2008

Fractais

Esse desenho, um fractal, é um presente do Guido, leitor aqui do Blog, que me manda suabela criação. Ele explicou o que são os fractais, desenhos geométricos etc. etc. mas meu truquezinho de copiar e colar não deu certo. Voltarei com a explicação. Mas, mesmo sem explicação, aqui vai o desenho que ele me autorizou a colocar aqui e ainda, modesto, perguntou se merecia. Pois eu respondo que eu é que não sei se meu blog é digno de tanta beleza. Reparem bem nas cores, e no movimento que tem o desenho. Não sei se graças ao nome desse amigo que não conheço ao vivo, mas que estimo com toda a simpatia virtual, achei o desenho meio evocador de Dante. Explico: Guido Cavalcante é o nome de um poeta amigo de Dante, que o colocou no purgatório, junto de outros poetas admiráveis, ao lado de Arnaut Daniel, il miglior fabbro (acho que é assim que se escreve.), ou seja, o de técnica mais apurada. Pois nestes galhos dourados de luz vejo as almas que se projetam para alcançar a beleza desse coração verde que se abre para acomodar as estrelas, ao longe.. Viajei? Não importa. O que importa é que é lindo e que meu amigo pensou em mim e me fez um carinho. Carinho que eu queria fazer para tantas pessoas distantes, que, no momento, se encontram às voltas com todos esses problemas de final de ano. Essas datas exigem muito do emocional das pessoas. Eu mesma vou fugir, procurar um cantinho distante onde me esconderei até o dia 7 de janeiro. Vou fugir das buzinas, das chuvas que esfriam nosso sempre adiado verão, das comidinhas que se repetem em torrentes de sabores e de exageros, dos humores instáveis, das pequenas grosserias, das grandes desatenções, das feridas disfarçadas em agrados, mas... pensando bem, para onde formos , essas coisas vão atrás, como satélites... Elas estão sempre à nossa volta, mas nessa época ficamos mais suscetíveis.
Voltemos, pois, ao fractal do Guido: na beleza das cores e na incrível luminosidade que elas geram, senti um alento que me fez um pouco mais feliz. E me despeço, então, repartindo essa minha pequena felicidade.

2 comments:

Guido Cavalcante said...

Uma breve explicação sobre fractais: o que são fractais?

Um fractal é uma forma geométrica, e é tão antigo quanto a nossa própria existência, pois, como exemplo de fractais, podemos citar um litoral, uma nuvem, um floco de neve ou uma folha de uma samambaia. Uma característica marcante de um fractal é a de que, tomando-se uma parte do fractal esta parece-se com o todo da figura original, isto é, navegando-se na escala do fractal, encontraremos uma imagem que é semelhante à parte anteriormente vista.

O termo fractal vem do latim fractus, que significa segmento, fragmento, pedaço. Benoit Mandelbrot, um dos pesquisadores do Caos e que desenvolveu uma teoria a qual denominou de Geometria Fractal, propôs que a natureza tem soluções de desenho repetitivas: com a ajuda de computadores, qualquer figura da natureza pode ser reduzida a um número finito de soluções, desde que devidamente fracionada. Como exemplo, compare uma foto de uma cortina de raios numa noite de tempestade, com uma foto de satélite mostrando o cruzamento de rios, ou com as raízes de uma árvore. Elas são muito semelhantes!

Bem, isto pode ser considerado uma forma de arte? Muitos supõem que os fractais, por "bonitos", provavelmente também devido à complexidade e à elegância de suas linhas, bem como à escolha feliz das cores, podem ser considerados uma forma de arte. Este é um debate contínuo nas comunidades de fractais a que eu pertenço e confesso que ainda não chegamos a uma conclusão, embora os fractais já sejam uma realidade formal há mais de 20 anos.

Eu penso que fractal é uma mídia tanto quanto o desenho a carvão, a escultura no mármore ou a pintura sobre tela. Essencialmente, desenhar com fractais trata da aplicação de um algoritmo (um set de instruções) sobre uma fórmula.

Em si mesmo fractal não é arte, porém podemos realizar trabalhos com caráter estético bem definido com o emprego de fractais.

Guido Cavalcante said...

Esqueci de dizer o seguinte: se algum dos amigos da Lucia tiver interesse, não vai achar nada muito interessante googling "fractals" ou "fractais". Como a mídia é digital o acesso é amplo e irrestrito.

Mas nesse endereço tem coisa melhor:
http://www.fractalus.com/

Eu gosto muito de Mark Townsend