Monday, August 04, 2008

O prazer de dar aulas

Acabei de dar minha aula semanal, e vim conversando com uma das alunas, cuja filha começa agora sua carreira como professora universitária. Ela me falava da alegria e do entusiasmo da Joana, e eu concordava, pensando como é bom dar aula. Porque é muito boa essa sensação de compartilhar paixões. Eu adoro dar aula, mas das coisas que me entusiasmam. Falar de literatura sempre me deixa cheia de ânimo, de olhos brilhando, e feliz. Principalmente porque percebo que vou deixando os alunos com o mesmo encanto que eu sinto, e isso me gratifica muito.
Hoje lemos dois capítulos do Quixote, e minhas alunas estavam visivelmente deleitadas com o desenrolar da história. Uma chegou atrasada, e perguntou quem era a Doroteia, e eu nem precisei falar nada, elas disputaram a chance de falar sobre a personagem que as tinha comovido. Eu fiquei toda boba, alegre com elas e por elas, orgulhosa de vê-las tão seguras e "donas" da história. Há tempos atrás elas eram tímidas, não ousavam falar, não davam opiniões. Agora elas retrucam, concordam, lembram de coisas, visivelmente seguras de que estão entendendo o assunto. E nossos projetos se multiplicam. Depois de Cervantes, vamos a Vieira, sim o Pe. Antônio Vieira, dos belos e inteligentíssimo sermões. Vamos curtir muito, acompanhando seus raciocínios e estudando figuras de linguagem. Já estou antegozando o prazer dessas futuras aulas. Vai ser minha chance de reler um autor muito querido.

2 comments:

Valéria Martins said...

Pois é, Lucia, nunca dei aula, mas tenho a chance de orientar estagiários, gente nova que está começando a vida profissional, e isso também é uma forma, senão de dar aula, de compartilhar o conhecimento que adquirimos ao longo da vida. Fiz isso com muito gosto na minha experiência como subeditora da revista Ciência Hoje e agora faço na Record. Minha nova estagiária, Agatta, está indo muito bem!
Beijos

Guido Cavalcante said...

Pe Antonio Vieira esteve no âmago do primeiro conflito geopolítico internacional decidido no Novo Mundo.A guerra entre a Espanha e a Holanda seria mais ou menos equivalente a um conflito hoje entre os EUA e a China.