Wednesday, November 29, 2006

A secretária de Borges em N.Y.U.

Levei a secretária de Borges para passear em N.Y.U.... Talvez seja mais preciso dizer que ela me levou. Fomos as duas, de metrô. No caminho, ela se agitava dentro da sacola, mas manteve-se silenciosa, como sempre. Antes de entrar, me sentei com ela num banco da Washington Sq, e reli sua história. Fiquei surpresa, era quase que uma história desconhecida. Depois entrei, fui falar com alunos de Português, achando que sabia muito sobre ela, e que podia esclarecer dúvidas. Mas a secretária demonstrou que não precisava de mim: ela estava viva, e muito satisfeita, na imaginação de seus leitores, infindavelmente mais espertos do que eu. Porque tudo o que eu conseguia falar sobre ela, já tinha falado ali no conto. E a secretária que eles conheceram era muito mais esperta do que a que eu havia criado. Até comentei com os alunos que as histórias só nos pertencem enquanto as escrevemos. Uma vez que são publicadas, que são lidas, elas deixam de nos pertencer, adquirem vida própria na imaginação dos leitores, e passam a nos encarar com um arzinho condescendente e petulante.
Depois de tantas emoções, me deixei perder pela geometria precisa de Nova Iorque. Sul e Norte, Leste e Oeste, tudo tinha adquirido uma relatividade face à presença da secretária em minha vida. Fiquei pensando no meu novo livro, Linha de sombra, que encaminhei para a editora Record. Como se desenhará esta linha no meu trajeto?
Para todos os presentes em N.Y.U. hoje, meu muito obrigada. Foi um prazer falar com vocês, foi um prazer maior ainda escutar o que vocês tinham a dizer sobre meus contos. Beijos a todos.

3 comments:

Anonymous said...

Ufa!! Me descuido um pouco e voce já mandou uma carrada de mensagens. Desde o dia 23 de Novembro, hoje consegui ler todo o seu blog. Tá podendo! muito bom o que estou lendo de voce. Pena que vivemos em mundos diferentes, voce com a literatura e eu com minha ignorancia, só vivendo dos negócios que giram nesta nossa America Latina. Para variar, esta semana estou metido com uns projetos para o Oriente Médio. Leitura! ainda estou dando voltas com a Ponte para Terebin. Olha, estou aprendendo pacas com seu blog, é uma viagem a cada leitura. Sabe me deu saudades de NY só em ler seu passeio por aí. Vou ficando por aqui..Grande abraço!! Ah! Tá fácil se comunicar contigo, o pessoal esta viajando mesmo.

André de Leones said...

Esbarrou com o Scorsese lá pela NYU não, mana? Ele vive por lá, me disseram...

Beijos
Dré

Unknown said...

Muito bom esse encontro leitor/escritor: realmente o texto, quando publicado, não pertence mais ao seu autor. Eu gostaria muito de ter tido esses encontros com os autores que admiro. Eu comprei e compro os diários, entrevistas, etc. de autores com que trabalhei e trabalho (Eudora Welty tem vários livros com entrevistas). Isso nos dá uma sensação de presença muito boa. Imagino a alegria desses seus leitores com você bem ali, esfuziante, falante e articulada; deve ter sido tudo de bom !!!Grande abraço, Tereza.