Sunday, November 26, 2006

Manhã de domingo

Manhã de domingo frio, passada na cama... Isso promete?
Promete, mas não cumpre. Ao meu lado, só este computador, com quem converso, quase todos os dias. Os livros também, espalhados pela cama. Um já lido, outro por terminar: trata-se de Fantasma, do Castello. Foi minha amiga Eugênia Zerbini quem recomendou, ela é fã do Castello, e com razão. Espreitando, por entre as roupas de minha mala, dois livros de Christa Wolfe: Medea e Cassandra. Esses são fruto da pesquisa que fiz para falar sobre "bruxas" no Armazém Digital. Acabei ficando interessada por essa autora, que recupera mitos do passado para falar sobre o presente. Ela é alemã, mas faz muito sucesso aqui nos Estados Unidos. Mas não quero começar a leitura deles agora (embora já tenha dado uma pequena lidinha...). Prefiro terminar os brasileiros que trouxe (Dois irmãos, do Hatoum e agora Fantasma, do Castello) pois assim posso deixá-los de presente para meus amigos que moram aqui. Eu bem sei quanto gostava de ganhar livros brasileiros, quando morava aqui. Eram o presente de que eu mais gostava.
Terminei o do Hatoum, vou desbravando o do Castello, e, no meio dos dois,terminei de ler o da Joyce Carol Oates (traduzido). Gosto muito dela, mas este livro não me satisfez: estou muito exigente com relação a livros que falem sobre a experiência do luto. Estranhamente, é só sobre isso que tenho vontade de ler, mas, ao mesmo tempo, recuso o que está escrito como insatisfatório. E, no entanto, não consigo me satisfazer com aquilo que eu mesma escrevo sobre a minha experiência. Alguém recomenda alguma coisa?
Aos amigos que têm tentado escrever comentários no blog, sem conseguir, confesso minha ignorância. Não faço a menor idéia de porque uns conseguem e outros não. Aos que têm deixado comentários aqui, meus agradecimentos. Fico feliz por saber da visita de vocês. Principalmente por que, distante como estou do meu computador, esse é meu único jeito de conversar com vocês, a não ser que me escrevam diretamente, pois aí posso responder. Então, comentem, ou escrevam. Até qualquer hora...

2 comments:

André de Leones said...

Oi, mana. Que delícia essa manhã fria passada na cama, entre ler e escrever, hein? Por aqui, tudo normal. Trabalhando feito louco numa revisão que peguei pra fazer (aleluia!), uma tese de doutorado sobre histeria. Muito interessante, você sabe, é coisa que me interessa. No mais, tudo em paz. Beijos.

Unknown said...

Ler esses nomes de autores, com seus comentários, e sabendo que você escolhe bem, me dá uma vontade de lê-los também. Só que a minha pilha vai crescendo e eu vou ficando um pouco aflita até que pego um e recomeço tudo. Mas aí os outros me olham e aguardam para ver o que eu farei. Mas prefiro esse dilema do que não ter conhecido o prazer da leitura. Abraços, Tereza.