Tuesday, September 04, 2007

Mia, mais que querido.

Postei a declaração de amor de meu mano Dré e depois fui dar uma espiada nos comentários de posts anteriores. Daí que vi o comentário do Marcelo (é você, meu amigo M.M.?) e tive que voltar ao tópico do Mia Couto. Poucas vezes em minha vida me impressionei tanto com uma pessoa em tão pouco tempo. E não é porque ele é bonito (e ele é mais que bonito), nem porque ele é elegante (e ele é mais que elegante). Tem a ver com o olhar que ele nos dirige. Quando o Mia nos olha, vem como que uma onda de luz azul que nos transfigura. Todos que conversam com o Mia mudam de atitude: a gente se coloca mais esticado, corrige a postura, procura palavras, sorri mais. Eu tive a oportunidade de ver isso acontecendo com todo o mundo que se acercava dele. As inúmeras fãs, de rostinhos deslumbrados e brilhantes de emoção, os velhos senhores intelectuais, os jornalistas ávidos, as professoras seguras de si e os intelectuais da moda, ao chegarem perto de sua doçura, resplandeciam com a luz que emanava dele, astro solar, mas humilde, delicado, de uma gentileza de ave. E, quando a gente julgava que o tinha apanhado, já ele voava, muito alto, embevecendo-nos com o desenho perfeito de seu vôo. Ele ia embora, mas seu interlocutor mantinha o sorriso, extasiado, enquanto pouco a pouco ia perdendo o explendor. Mas a gente guarda uma lembrança alada, esvoejando em nossos devaneios: são os sonhos que ele nos deixa de presente.

3 comments:

Anonymous said...

Mas que beleza esse seu texto, Lucia. Olá. :)

Neguinha Suburbana said...

E além de tudo, ele é biólogo! É um fofo!
:-)
Beijos,

Flá (Sra. MM).

Unknown said...

Num desses comentários de outros meses um amigo seu disse que não é preciso mais elogiar o que vc escreve porque é tudo sempre muito lindo. Mas eu discordo, não discordo de que tudo é lindo, mas discordo de que não se precise elogiar. Eu vou elogiar sempre !!! Beijocas, T.T.