Sunday, January 28, 2007

Máscaras


Confesso, de cara, um roubo: tirei a imagem ao lado do blog do Wagner Marques (www.wagnermarques.blogspot.com)
um lugar muito legal, com bons poemas e textos. Ele é lá de Pernambuco, estado para onde pretendo ir em breve, passar o Carnaval.
Por que é que roubei a imagem dos putti? Porque nas minhas resoluções de ano novo decidi que ia começar a fumar e a beber! Então encontro esta imagem e tive que me apropriar dela, para ilustrar minha nova fase de "menina má".
É muito difícil mudar de máscara, sabiam? A gente pensa que é difícil só quando a gente se dispõe a adotar hábitos louváveis, mas adotar qualquer hábito novo é complicado. É preciso lembrar de comprar cigarros, por exemplo, para poder fumar. É preciso gostar do sabor das bebidas para poder beber. E o que é que a gente faz quando não gosta de cerveja, e está muito calor para tomar vinho? Quanta complicação... Bem, vou me esforçar mais um pouquinho. Quem sabe no Carnaval a fantasia engrena? Ou é melhor ir vivendo sem fantasia?

2 comments:

Anonymous said...

Fume um bom charuto baiano, Lúcia. E, claro, na companhia de um bom vinho da serra gaúcha. Vai gostar do resultado! Beijos.

Unknown said...

É máscara ou somos só nós no nosso devir? Você acredita que desde pequenas já dava para saber como seríamos décadas depois? Pelo menos um pouquinho? Você já sentiu essa sensação de saudade de você mesma, de você naquele específico momento? De você com toda a fragilidade e toda a grandeza daquele momento, momento totalmente irrecuperável? T.S. Eliot tem um lindo poema em que fala de "se preparar o rosto para encontrar os rostos que você encontra", mas acho que o tempo traz outras tintas para o retrato. Parte do poema: "And indeed there will be time
For the yellow smoke that slides along the street,
Rubbing its back upon the window-panes;
There will be time, there will be time
To prepare a face to meet the faces that you meet;
There will be time to murder and create,
And time for all the works and days of hands
That lift and drop a question on your plate;
Time for you and time for me,
And time yet for a hundred indecisions,
And for a hundred visions and revisions,
Before the taking of a toast and tea." Beijocas, T.T. (19 de julho de 2010).