Monday, February 04, 2008

Meme desmemoriado

Bem, No dia 23 de janeiro, estava viajando e lá longe recebi este Meme, da Adriana Lisboa. Como estava num hotel que me cobrava caro a internet, soube que ela havia me mandado esse tal de meme, mas fiquei sem saber o que era até chegar no Rio e ir ver de que se tratava, lá no www.caquiscaidos.blogspot.com Transcrevo aqui em baixo:

1. O que você estava fazendo em 1978 (há 30 anos)?
Escrevendo poesia e brincando de boneca na estrada da fazenda do meu avô, metida no vestido de casamento da minha mãe.

2. E em 1983, há 25?
Escrevendo poesia, enquanto ao fundo Frank Sinatra cantava “New York, New York” e tudo tinha um certo ar de novela das oito.

3. O que você estava fazendo em 1988?
Escrevendo poesia e cantando MPB na França, quando era moda por lá “Essa moça tá diferente”, do Chico (por causa de um comercial de Orangina).

4. E em 1993?
Escrevendo poesia e tocando flauta – mas prestes a jogar a flauta para o alto, assim que me formasse, para me enfiar de vez nos livros.

5. O que estava fazendo há 10 anos?
Escrevendo poesia e esperando.

6. E há cinco?
Sonhando com as montanhas e pensando em voltar a escrever poesia.

Vejam só como são as coisas: eu não me lembro de nada do que fazia, nem há 30 horas, nem há 30 meses, nem há 30 anos. Fui procurar coisas para falar no google. Esse mexeriqueiro me contou tudo o que sabia, e eu vou tentar reconstruir meu passado aqui:
1. O que você estava fazendo em 1978 (há 30 anos)?
Assistindo aos bons filmes daquele ano: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (ganhou o Oscar!), The Deer Hunter; Expresso da meia-noite. Não dei muita importância ao suicídio coletivo orquestrado pelo louco do Jim Jones, nem às mortes dos papas Paulo VI e João Paulo I -- quando a gente é jovem, nem liga para essa coisa de morte, que nos parece muito distante. E escrevia romances de amor para a Ediouro, uma curtição. Colocava o nome de minhas amigas nas personagens, e me divertia muito com essa ocupação.
2. E em 1983, há 25?
Estava ouvindo, pela primeira vez, os Paralamas do Sucesso, e também Capital Inicial e Titãs. Os EUA estavam invadindo Granada e nas Bahamas o "crack" estava sendo desenvolvido, e logo começou a se espalhar nas terras do Tio Sam: seria vingança?No cinema, estava assistindo The Big Chill (esqueci o nome em português) naquele cinema que acabou lá na Praça da Paz.
3. O que você estava fazendo em 1988?
Estava vivendo nos EUA, e sendo aceita em Yale, indiferente ao fato de que o Estado de Tocantins estava sendo criado no Brasil, que ia haver eleições e eu não estaria presente para votar, sem saber que Chico Mendes tinha sido assassinado. Neste ano, Nagib Mafouz ganhou o prêmio Nobel de Literatura. Até hoje não li nada dele...
4. E em 1993?
Escrevendo poesia -- Tinha um livro pronto (A Contramão da palavra) e estava escrevendo outro cujo título é Alma Ocidental, por enquanto. Nosso país decidia, num plebiscito, se íamos optar pela monarquia, pelo presidencialismo ou pelo parlamentarismo. E eu conhecia algumas pessoas que eram monarquistas.
5. O que estava fazendo há 10 anos?
Em 1998, pela primeira vez na História do Brasil, uma mulher presidiu a sessão do Congresso Nacional... Sabem quem foi? Só conto no próximo blog. Neste ano, a FDA aprovou a droga do século...No próximo blog eu conto. Quem gosta de futebol sabe que esse foi o ano da Copa da França, um grande vexame. Eu jurei que nunca mais ia assistir a um jogo da seleção. Ah, o José Saramago ganhou o prêmio Nobel de Literatura.
6. E há cinco?
A Columbia explodiu no ar e matou seus sete tripulantes. Eu fiquei comovida com a história. Durante dias fiquei revendo aquele céu muito azul cortado por uma linha de fumaça, como tinha sido mostrado na TV, e me perguntando como é que se pode desaparecer assim? Uma hora estamos lá. Na outra, somos apenas lembrança. Como vêem, a morte já tinha começado a me incomodar em 2003, mas não tanto como em 2005, ano de minha tragédia pessoal.
Eu ainda achava que seria feliz para sempre. Escrevia e lia, sonhando com o dia em que seria lida.

No comments: