Monday, October 06, 2014

Voto zero

O jornal  de hoje veio com a lista dos deputados eleitos. Quantos concorrentes! Mais de uma página de aspirantes a deputado estadual, uma página inteira de candidatos a deputado federal... Só que minha surpresa não foi com o número de eleitores que votaram num ou noutro. Minha enorme surpresa foi ver quantos candidatos terminaram o pleito sem votos. Como tiveram a coragem de se candidatar se nem mereceram o próprio voto? Nem o de suas mães, nem o do amante (e, na língua petista, o da amanta). Como não acompanhei a empulhação eleitoral gratuita, acho que não percebi que criaram um novo programa social, o do VOTO ZERO. Um programa visando fortalecer o amor próprio e a perseverança, um teste para o caráter dos futuros selecionados para a câmara. Como, uma vez eleitos, os candidatos passam todos a serem desprezados, e o povo passa a se referir a eles como "corja", "safados", "corruptos" e "desocupados", com esse exercício de humildade, que consta em se candidatar e não merecer o voto nem do irmão, a pessoa se prepara para uma vida política significativa, que vai ensiná-los a não dar a mínima para a opinião pública. Deve ser difícil se candidatar e não votar em si. Uma renúncia e tanto! Deve doer mais do que não fazer nenhum ponto na mega-sena. Portanto, estou aqui dando os parabéns a todos os que apoiaram o Voto Zero, mas, apesar de toda minha admiração, na próxima eleição já lhes aviso que não contem com o meu voto. Nem com a minha simpatia.

No comments: