Wednesday, July 30, 2014

Literatura, aqui me tens de regresso

Passou-se a Copa, curei-me da estranha virose que me faz perder o (bom) senso em intervalos de quatro anos, e agora estou de volta aos afazeres literários: primeiro dia de Flip, uma longa viagem de ônibus, com os sescompanheiros, uma volta por Paraty, procurando, reconhcendo, assuntando. A primeira atividade, alvissareira, foi Shakesperare nas praças. Adorável, farsesco, popular. Ultimamente tenho testemunhado essa tendência muito salutar de recuperar o lado popular do gênio. Sou inteiramente favorável a isso, pois acho que é esse seu lado que o mantém vivo e relevante. Quando engessam os grandes autores em solenes reverências, eles perdem o viço e se mumificam, afastando-se de nossas experiências. Prefiro o que fizeram na praça a algumas direções de famosos que põem os autores a gritar  e a correr como possessos, acreditando que a plateia aceitará sem questionar a falta de voz e de técnica.
A Flip mudou. As casas das editoras agora oferecem programações de muito boa qualidade. A palestra de abertura .
Estou sem internet. Amanhã escrevo mais. Agora fecho os olhos, repouso as costas doloridas. Daqui a instantes terei adormecido. Tomara que eu sonhe!

No comments: