Sunday, July 15, 2012

De novo?

Poesia, outra vez?
Mas como não copiar algo do adorável Antônio Gonçalves Dias, autor de poemas inesquecíveis como Leito de folhas verdes, Y-Juca Pirama, Ainda uma vez adeus! e este lindinho, que se pretende ingênuo mas que é todo espertinho, confessando seu amor apesar de não saber o que é amar?


Se te Amo, Não Sei!


Amar! se te amo, não sei.
Oiço aí pronunciar
Essa palavra de modo
Que não sei o que é amar.

Se amar é sonhar contigo,
Se é pensar, velando, em ti,
Se é ter-te n'alma presente
Todo esquecido de mim!

Se é cobiçar-te, querer-te
Como uma bênção dos céus
A ti somente na terra
Como lá em cima a Deus;

Se é dar a vida, o futuro,
Para dizer que te amei:
Amo; porém se te amo
Como oiço dizer, não sei.

Sei que se um gênio bom me aparecesse
E tronos, glórias, ilusões floridas,
E os tesouros da terra me oferecesse
E as riquezas que o mar tem escondidas;

E do outro lado a ti somente, e o gozo
Efêmero e precário e após a morte;
E me dissesse: "Escolhe" oh! jubiloso,
Exclamara, senhor da minha sorte!

"Que tesouro na terra há i que a iguale?
Quero-a mil vezes, de joelhos sim!
Bendita a vida que tal preço vale,
E que merece de acabar assim!"

E aqui fico eu, me perguntando: O que é amar nos dias de hoje? Nos de ontem era essa coisa delicada, essa ansiedade, essa chama alimentada no voraz segredo, provocando medo aos Casimiros ou renúncia aos Antônios. E hoje? Continua chama, mas uma chama controlada, como a do pequeno maçarico que prepara o creme brulé. Pode até queimar, mas todos já manipulam com tanta destreza que é difícil ver-se alguém sofrendo.
Amor, passageiro, fugaz, sem importância? Amor, eterno, profundo, primordial? Será que ainda se sonha, se pensa, se cobiça e se deseja morrer de amor? Ou talvez a satisfação imediata do desejo impeça que o fogo que arde sem se ver vire um incêndio de grandes proporções.
Será que alguém ainda passa suas horas e seus dias nublados esperando que chegue uma mensagem no e-mail, um recado na secretária eletrônica, um torpedo no celular que lhe faça ver o dia sem nuvens e a noite de luar? Ou apenas guardamos meia hora para que o amado entre pela porta dizendo que nos adora e mudando nossas vidas?
Seja como for, se tiver um pouquinho de poesia, o amor valerá a pena! E bendiremos a vida e pagaremos o preço, pois só se quer amar, se quer amar, se quer amar…

No comments: