Tuesday, December 26, 2017

Estrela de Natal

Passou o Natal, mas a epidemia de votos natalinos, de mensagens engraçadinhas, de postagens edificantes, de protestos amargos, de Natais sertanejos, polares, africanos ainda chega em mensagens incontáveis no meu computador. No entanto, essa estrela a que me refiro só é de Natal porque apareceu como notícia de jornal no domingo, dia 24/12.
Tecnicamente nem se trata de uma estrela. É apenas um provável planeta desconhecido ainda dentro de nosso sistema solar. Depois que Plutão foi rebaixado, perdendo seu status de nono planeta, eis que surge esta hipótese de um novo nono planeta, que ninguém ainda viu, mas cujos indícios parecem ser irrefutáveis. Sua órbita seria diferente das dos outros irmãos da Terra, e estaria provocando a inclinação das órbitas dos objetos transnetunianos, que seriam…"pequenos corpos celestes localizados além da órbita de Netuno". O que me chama a atenção é o fato de que estes pequenos objetos já foram vistos e observados, mas o tal Planeta Nove, apesar de ter massa 10 vezes maior que a da Terra, ninguém ainda conseguiu ver. Nem sequer os olhos mecânicos das sondas que já enviamos para o espaço e que nos brindam com imagens de buracos negros, de estrelas de nêutrons, e o espetáculo do choques de galáxias distantes. 
Este nono planeta ainda não foi visto, mas desperta temores. Confirma a crença da existência de um planeta invisível, que só surgiria nos céus quando estivesse em rota de colisão com o nosso planetinha, tão combalido por nosso descuido com sua generosa e bela natureza. 
O astrônomo que se dedica a estudar os indícios da existência do Nove reclama, pois, de tempos em tempos, as redes sociais se enchem com os boatos que falam do planeta X, o tal que pode destruir a Terra. Bem, se eu fosse de acreditar em "teoria de destruição", poderia argumentar que Plutão foi destituído de sua categoria planetária para que não se confirmasse a existência de um décimo planeta, ou seja do Planeta X. Ficamos com o Planeta IX, Plutão vira proto-planeta e a Terra escapa, graças à terminologia. Salvamos o mundo, quiçás o Sistema Solar inteiro, graças à terminologia.  
Então, já que a terminologia salva, contribuo, chamando esse corpo celeste de estrela de Natal. Quem sabe assim olhamos para o nosso próprio planeta III, essa nossa terra negligenciada, e passamos a cuidar dela um pouco melhor?


No comments: